Início > Conteúdo do Curso > O programa do Prêmio das Crianças do Mundo > Dia do Agente de Mudança
Conteúdo do curso

Dia do Agente de Mudança

O Dia do Agente de Mudança é o grande final do seu trabalho com o programa anual do WCP. Vocês podem escolher qualquer data para o seu dia, e organizá-lo na sua escola ou na sua cidade. Dia do Agente de Mudança – o dia da mudança – pode incluir as seguintes atividades:

  • Votação Mundial por direitos e mudança
  • Meu voto por direitos e mudança
  • Volta ao Globo por direitos e mudança

Observação: Depois que vocês concluírem este curso on-line, iremos orientá-los(as) para obter mais informações sobre as atividades descritas brevemente aqui.

Comecem com festividades

Comecem com uma reunião festiva no pátio da escola ou na sua comunidade, talvez com música e apresentações. Se vocês convidaram pais e líderes locais, deem as boas-vindas com a sua mensagem em placas e cartazes. Convidar a mídia local também é uma excelente ideia.

Convidem os meios de comunicação locais para partilharem do seu dia, para que a sua mensagem de mudança possa chegar ainda mais longe, como aqui, no Zimbabwe.

Algumas escolas começam o dia com música e dança, talvez um discurso ou apresentação musical, para celebrar os direitos da criança e lançar o Dia do Agente de Mudança.

A Votação Mundial das crianças por direitos e mudança

Em escolas de todo o mundo, as crianças escolhem uma data para as suas próprias eleições democráticas anuais. No início do programa do WCP deste ano, elas selecionam três heróis dos direitos da criança como candidatos. Todas as crianças aprendem sobre os(as) heróis/heroínas e as crianças por cujos direitos eles(as) lutam.

Na hora de se preparar para o Dia do Agente de Mudança, as crianças criam urnas, cabines de votação, listas de eleitores e cédulas. Até à data, quase 50 milhões de crianças organizaram as suas próprias eleições democráticas no âmbito do programa do WCP.

Uma menina no Paquistão deposita seu voto numa lata decorada.

Meu voto por direitos e mudança

Após a votação, é hora de as crianças fazerem ouvir as suas vozes com discursos e cartazes. Digam a todos, incluindo os convidados, como líderes locais e os meios de comunicação, quais mudanças vocês desejam ver em termos de respeito pelos direitos da criança na sua região e no seu país. As crianças podem ler poemas, discursar e responder perguntas, destacando os desafios da vida das crianças.

Crianças no Benin se prepararam para o Dia do Agente de Mudança criando placas e cartazes. Elas falam contra o casamento infantil e a violência, e defendem direitos iguais para todas as crianças.

Uma menina na Suécia levanta sua placa exigindo igualdade e o fim do casamento infantil!

Volta ao Globo por direitos e mudança

Encerrem o Dia do Agente de Mudança levando faixas e cartazes numa caminhada ou corrida de aproximadamente 3 km. Desta forma, vocês partilham sua mensagem com mais pessoas e aumentam a consciencialização sobre os direitos da criança. A Volta ao Globo sinaliza que crianças de muitos países participam juntas. Localmente, vocês podem, é claro, optar por chamá-la de Volta a [Nome da sua cidade] por Direitos e Mudança.

Os alunos da escola Hubert Maga em Parakou, no Benin, caminharam e dançaram pelos três quilômetros, acompanhados de música e canto, com cartazes exigindo respeito aos direitos da criança, incluindo a igualdade de direitos para as meninas.

Talvez vocês possam ir ao centro da cidade ou a um local onde aqueles que tomam decisões se reúnem. Quanto mais pessoas virem o que vocês, crianças, têm a dizer, melhor, mais divertido e mais emocionante será.

Algumas crianças, como aqui, em Katmandu, no Nepal, pedem à polícia local que as acompanhem por motivos de segurança, especialmente se houver muito tráfego na região.