Início > Conteúdo do Curso > Missão direitos > Fatos: Missão Direitos
Conteúdo do curso

Fatos: Missão Direitos

Crianças no Benim demonstram seu apoio aos direitos da criança caminhando, dançando e correndo três quilômetros pela sua região na Volta ao Mundo por Direitos e Mudança.

Como agente de mudança, você e outras pessoas podem partilhar conhecimentos e defender os direitos da criança, na sua vida quotidiana, na escola e em casa. Converse com pais e irmãos, avós e vizinhos, até mesmo com políticos e governantes locais, sobre porque é importante respeitar a igualdade de direitos das crianças. E, claro, você pode continuar a ser um(a) agente de mudança ao longo da vida, mesmo quando se tornar adulto(a).

Eis alguns exemplos do que você e seus amigos podem fazer em diferentes situações e para diferentes pessoas.

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer como agente de mudança é apoiar seus amigos. Conversem entre si e ouçam com atenção, como essas meninas fazem. Ambas são refugiadas de Mianmar (Birmânia) que receberam a proteção de uma heroína dos direitos da criança no norte da Tailândia.

Se um amigo estiver triste, você pode ouvi-lo e oferecer apoio. Se ele for exposto a algo que ameace sua saúde ou segurança, você pode sugerir conversarem, juntos, com um adulto em quem vocês confiam. Ao defender seus amigos, você pode ajudá-los e mostrar aos outros que a amizade e a bondade duram mais.

Embaixadores dos direitos da criança em Moçambique falam sobre os direitos da criança e as dificuldades locais com familiares e amigos.

Como agente de mudança, você pode ajudar crianças e famílias na sua região. Algumas famílias podem ter dificuldades. Você pode ajudar falando sobre porque todas as crianças devem ser tratadas de forma justa, e que as meninas têm os mesmos direitos que os meninos. Mas, lembre-se, cada família é diferente, e algumas podem não se sentir confortáveis em falar sobre seus problemas com alguém de fora. Tenha sempre o cuidado de respeitar sobre o que as outras crianças e famílias se sentem bem em falar.

Estas meninas criaram um clube dos direitos da criança no seu bairro na Cidade do Cabo, África do Sul.

Você e seus amigos podem fundar um clube/grupo dos direitos da criança para, juntos, aprenderem e mudarem mais. Planejem atividades divertidas e inteligentes, seja apoiando amigos ou fazendo campanha por uma questão local importante. Juntos, é mais fácil fazer com que suas vozes sejam ouvidas. Vocês podem fazer reuniões na escola, num parque de lazer ou, talvez, na biblioteca.

Faça um esforço extra para apoiar grupos particularmente vulneráveis onde você vive, como estas mães adolescentes em Moçambique, que se casaram muito cedo e tiveram que desistir da sua educação e dos seus sonhos para o futuro.

Como embaixador(a) dos direitos da criança e agente de mudança, você tem uma missão particularmente importante no apoio à igualdade de direitos das meninas, local e globalmente. Lembre-se de que a mudança real e a igualdade só podem ser alcançadas se todos participarem e trabalharem para que elas aconteçam.