Início > Conteúdo do Curso > Cuide do planeta > Fatos: Cuide do planeta
Conteúdo do curso

Fatos: Cuide do planeta

Uma menina conforta seu irmão depois que um super tufão, uma grande tempestade, destruiu a sua casa em Tacloban, nas Filipinas.

Os direitos da criança são violados quando nós, humanos, prejudicamos a Terra. Quando as árvores são cortadas e os rios e o ar são poluídos, tanto as crianças como os animais perdem as suas casas. As pessoas mais pobres – aquelas que causam menos emissões e desperdício de recursos – são as mais afetadas pelas mudanças climáticas e outras ameaças ambientais. Muitas crianças passam fome e têm que abandonar a escola para trabalhar. Algumas meninas são forçadas a casar quando suas famílias ficam ainda mais pobres devido a condições meteorológicas extremas, como tempestades e inundações. Grande parte disso é consequência das mudanças climáticas e do esgotamento dos recursos da Terra.

Aqueles que têm muito dinheiro, como as grandes empresas e os políticos, têm a maior responsabilidade e poder para resolver os problemas. Mas todos nós podemos ajudar a melhorar as coisas.

Destruição ambiental em grande escala – ecocídio – prejudica as crianças

A Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança diz que todas as crianças têm direito a um ambiente limpo e saudável. Em vez disso, as crianças enfrentam um "ecocídio" contínuo – o equivalente à destruição do planeta em grande escala. Se a natureza continuar sendo prejudicada, muito mais crianças terão seus direitos violados.

Leia mais aqui sobre a ligação entre os direitos da criança, o ecocídio e as mudanças climáticas, e como elas podem ser interrompidas!

Muitas meninas em regiões afetadas pela seca têm de caminhar longas distâncias para ir buscar água.

O que é o tempo?
O tempo é um evento específico – como uma tempestade ou um dia quente – que ocorre durante algumas horas ou dias. Algumas regiões, especialmente partes da África, recebem muito menos chuva agora do que no passado. As crianças, especialmente as meninas, muitas vezes têm que caminhar longas distâncias para encontrar água. Isso lhes deixa muito menos tempo para estudar, descansar e brincar.

Crianças de uma aldeia devastada pelas enchentes em Bangladesh construíram uma jangada de bambu para se locomoverem.

O que é o clima?
Clima é o tempo durante um longo período, como o calor que costuma fazer em determinada região, e a quantidade de chuva que costuma cair ali. Converse com pessoas mais velhas que você conhece, e pergunte se elas perceberam alguma diferença entre o tempo hoje e de quando elas eram crianças. Chove mais ou menos? Está mais quente ou mais frio agora?

A Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança diz que todas as crianças têm direito a alimentos nutritivos, como aqui, numa escola no Burundi.

As mudanças climáticas ocorrem quando há novas mudanças de longo prazo nas temperaturas e nos padrões climáticos. O calor é essencial para a vida na Terra, mas pode haver um exagero de algo que é bom. Há uma preocupação crescente de que nosso planeta esteja superaquecendo. À medida que a Terra fica mais quente, o clima muda, levando a um tempo mais quente, grandes tempestades, longos períodos de seca, chuvas fortes e desastres naturais. As crianças de países pobres e que são já quentes serão as mais atingidas.

A atividade humana que contribui para as mudanças climáticas começou durante a Revolução Industrial, no Reino Unido no século XVIII. Depois, isso se espalhou pelo mundo. Aqui, dois rapazes trabalham numa fábrica têxtil na Geórgia, EUA. Foto: Biblioteca do Congresso, Washington, D.C. (LC-DIG-nclc-01581

As mudanças climáticas são o resultado de alterações na atmosfera terrestre (a camada de gases que envolve a Terra) Há mais de cem anos, a atividade humana tem sido a principal causa do aumento da quantidade de gases – como dióxido de carbono e gás metano – na atmosfera terrestre. Uma razão para o aumento é que estamos usando demasiados recursos da Terra muito rapidamente, por exemplo, através da perfuração para retirar combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural, a extração de metais e carvão, e o desmatamento.

Espécies são extintas
A destruição do meio ambiente causou a extinção de muitas espécies da Terra. Uma espécie é um grupo específico de animais, insetos ou plantas, como sapos, veados, rinocerontes, árvores ou abelhas. Nós, humanos, também somos uma espécie! Preservar ambientes onde pessoas, animais e plantas possam viver bem é essencial para a nossa sobrevivência.

Neste momento, um milhão de espécies – diversas borboletas, insetos, plantas e animais – estão à beira da extinção.

A extinção de espécies é um fenômeno natural. Ela normalmente ocorre a uma taxa de uma a cinco espécies por ano. Mas, agora, os cientistas estimam que estamos perdendo espécies entre mil e dez mil vezes mais rapidamente. No mínimo, dezenas delas são exterminadas todos os dias. Para inverter a tendência, temos que cuidar melhor do planeta e manter a o aumento da temperatura da Terra num máximo de 1,5 grau.

Carros e motocicletas que utilizam combustíveis fósseis emitem muito dióxido de carbono. Neste momento, 300 milhões de crianças vivem em locais onde o ar que respiram é tóxico.

Combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, são produzidos a partir da decomposição de plantas e animais muito antigos. Esses combustíveis estão armazenados na crosta terrestre há milhões de anos. Portanto, quanto mais as pessoas queimam carvão, petróleo ou gás natural, mais rapidamente liberamos o carbono que levou milhões de anos para ser armazenado. O carbono emitido é convertido em dióxido de carbono na nossa atmosfera.

O mundo de hoje depende fortemente dos combustíveis fósseis para os transportes, a indústria, as viagens aéreas e a agricultura intensiva. Para combater as mudanças climáticas, todos precisamos pensar na forma como usamos as fontes de energia. Porém, a principal responsabilidade ainda cabe aos países ricos e às grandes empresas, que devem minimizar as suas emissões nocivas e passar a usar fontes de energia renováveis.

Crianças protestam contra as mudanças climáticas, que estão fazendo a sua ilha, Ros, e muitas outras, afundarem rapidamente no mar.

À medida que a Terra aquece, o nível do mar sobe, em parte porque a água mais quente se expande e os glaciares (gelo terrestre) derretem, acrescentando mais água aos oceanos. As pessoas das comunidades costeiras e insulares, como a nação insular da Micronésia, poderão ser forçadas a abandonar suas casas e terras em breve, à medida que estas sejam inundadas com água devido às mudanças climáticas.

Na Amazônia, as florestas tropicais estão sendo arrasadas com a ajuda das queimadas, que destroem a natureza por muito tempo. Foto: Matt Zimmerman

O desflorestamento é o desmatamento ou derrubada de florestas, que faz com que florestas antigas e outras áreas florestais sejam destruídas pelos seres humanos para ganho econômico. É um grande problema. As árvores capturam dióxido de carbono. Por isso, quando as florestas são derrubadas sem permitir o novo crescimento, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumenta, e o aquecimento global continua.

Uma menina e uma criança do povo Emberà, do Panamá. Grandes partes de suas terras foram desmatadas para a criação de gado, destruindo suas casas e áreas de caça. Hoje, eles lutam pela sobrevivência de seu povo. Foto: Harvey Barrison

Quando as florestas desaparecem, espécies únicas que ali vivem correm o risco de extinção. Além disso, crianças que pertencem a povos originários, que viveram nas profundezas das florestas antigas durante séculos, estão sendo forçadas a abandonar as suas aldeias.

Um menino em Nova Orleans, EUA, tenta sair depois que um furacão, o Katrina, deixou milhões de desabrigados da noite para o dia. A parte mais pobre das pessoas que viviam aqui nunca conseguiu reconstruir suas casas.

Se não cuidarmos melhor do nosso planeta, os direitos da criança serão ainda mais violados. Já estamos vendo as consequências negativas – por exemplo:

  • O aumento da pobreza e da desigualdade causa mais violência e guerra, prejudicando as crianças, especialmente as meninas.
  • Muitas crianças são forçadas a trabalhar em vez de irem à escola, o que afeta mais a educação das meninas.
  • Famílias fogem para os telhados em busca de segurança depois que uma pequena cidade em Moçambique é atingida por uma forte tempestade que causa destruição e inundações catastróficas.

  • Condições meteorológicas extremas, como ondas de calor e chuvas fortes, tornam alguns locais inabitáveis, atrapalham a educação e a saúde das crianças, e separam famílias.
  • Doenças como a malária, o cólera e a diarreia propagam-se mais rapidamente em condições de calor extremo, colocando as crianças, especialmente as mais jovens e mais vulneráveis, em grande risco.

As pessoas que vivem nos barracos à esquerda quase não afetam o clima em comparação com aquelas que vivem no arranha-céu luxuoso. A foto é do Brasil. Foto: Johnny Miller/Cenas Desuguais1

A principal responsabilidade por fazer mudanças é dos ricos e poderosos. Eles precisam despertar e reduzir o desperdício. A humanidade usa mais água, alimentos e energia do que a natureza é capaz de repor num ano. Alguns países usam muito mais recursos do que outros. Os países ricos, onde muitas pessoas conduzem automóveis, usam aviões e ar-condicionado, utilizam quantidades enormes. Os 10% mais ricos da população mundial são responsáveis por mais de metade de todas as emissões prejudiciais de dióxido de carbono. Outros países, por exemplo na África e no Sul da Ásia, não utilizam quase nenhum recurso.

De todos os continentes habitados do mundo, a África é o que menos contribui para as emissões globais de dióxido de carbono. É também onde as crianças mais sofrem por terem os seus direitos violados e são injustamente afetadas pelas consequências das mudanças climáticas.

Todos podem contribuir com pequenas providências, como estas meninas no Zimbabwe, que ajudam a limpar o seu bairro.

Há esperança! Todos podem ajudar com pequenas ações – como estas garotas do Zimbabwe que ajudam a limpar o seu bairro. No próximo passo, você receberá algumas boas dicas de como agir em prol de um futuro melhor para as crianças!