Todas as crianças têm o direito de ir à escola, e a escola primária deve ser gratuita para todos. Quase 9 em cada 10 crianças no mundo frequentam o ensino básico. Atualmente, o número de crianças que começam a educação formal é maior do que nunca. Boas notícias! Porém, muitas crianças, especialmente meninas, param de estudar cedo demais.
Meninas na aula em Siem Reap, no Camboja. Sacty, no meio, ficou quase dois anos fora da escola para trabalhar e ajudar a mãe a ganhar dinheiro. Agora ela está de volta!
Educação para todos
O objetivo é que todas as crianças, independentemente do gênero, tenham a oportunidade de ir à escola e aprender. Isso é importante, porque pessoas instruídas podem criar sociedades melhores, inclusive ajudar a combater a pobreza. Quer você seja menina ou menino, a sua educação pode moldar seu futuro e o mundo ao seu redor. Lembre-se, cada dia na escola é um passo em direção a um futuro melhor, não apenas para você, mas para todos.
Sacty, do Camboja, conseguiu voltar à escola recentemente, depois de ter sido forçada a trabalhar numa quinta quando seu pai desapareceu.
Dentre as crianças que não vão à escola, mais da metade são meninas. Porém, o número de meninas que vão à escola é maior do que nunca. Infelizmente, muitas crianças são forçadas a abandonar a escola antes de concluir seus estudos. Cerca de 7 em cada 10 crianças nos países de baixa renda não concluem o ensino fundamental, e 8 em cada 10 não concluem o ensino médio. Há muitos motivos para isso. Quando os países enfrentam problemas como guerras, catástrofes ou governos instáveis, fica difícil para as crianças irem à escola. Isso se aplica especialmente a crianças com deficiência, crianças de diferentes grupos étnicos ou meninas em determinados locais onde elas não têm as mesmas oportunidades que os rapazes.
Mesmo quando as crianças podem ir à escola, existem outros problemas. Algumas escolas não têm um número suficiente de bons professores, nem os livros certos ou edifícios adequados. Alguns alunos podem estar muito famintos, doentes ou cansados para conseguirem acompanhar o ensino da melhor maneira. Isso pode ser causado pela sua situação familiar, ou sua saúde mental ou física.
Outro problema é que muitas crianças em todo o mundo não têm acesso à Internet em casa. Quando as escolas fecham, como aconteceu durante a pandemia de Covid, fica difícil para crianças sem acesso à Internet ou a dispositivos como telemóvel ou computador continuarem a aprender e a melhorar as suas competências. Elas também não têm a oportunidade de desenvolver conhecimentos sobre tecnologia digital.
Em todo o mundo, há vários motivos pelos quais alguns rapazes abandonam a escola cedo demais. Geralmente, estes são diferentes dos motivos das meninas Às vezes, os rapazes são forçados a abandonar a escola para conseguir um emprego e ajudar suas famílias financeiramente. Alguns pais acham que seus filhos não precisam de um nível mais alto de educação, como ensino médio ou universidade. Especialmente se for esperado que os rapazes assumam um negócio familiar ou aprendam um ofício prático. Além disso, em locais onde o desemprego é elevado, os rapazes podem ter dificuldade em enxergar um motivo para permanecer na escola, caso acreditem que não conseguirão um emprego no futuro. E, em alguns casos extremos, em zonas onde há guerra, rapazes são raptados com mais frequência do que meninas, para serem usados como soldados.
Na escola, muitos alunos têm dificuldade em equilibrar o trabalho escolar com a pressão dos colegas. Pode ser particularmente difícil para alguns, que sentem que precisam brigar ou parecer desinteressados na escola para serem aceitos. Essas pressões e expectativas podem afetar a forma como as crianças agem e se comprometem na escola. Estar aberto(a) e buscar o apoio de professores e colegas pode ser uma forma de superar estes desafios.
O assédio e o abuso nas escolas são problemas sérios, e existem no mundo todo. Os alunos podem encontrar comportamentos prejudiciais de outros alunos, mas também de funcionários, incluindo professores. Alguns são pressionados até mesmo a fazer sexo com adultos para serem aprovados(as). Isso é ilegal e muito errado. Se você está nesta situação ou conhece alguém que esteja, é importante denunciar a um adulto em quem você confia, ou ir diretamente à polícia ou outras autoridades. Você não está sozinho(a), e falar abertamente é importante para a sua segurança e a segurança de outras pessoas. A escola deve ser um lugar seguro! Denunciar abusos também é uma forma de evitar que mais pessoas sejam afetadas.