Você pode usar o curso de Embaixador(a) dos Direitos da Criança, Desafio do Agente de Mudança, para educar e capacitar crianças em ambientes como salas de aula, círculos de estudo ou Clubes dos Direitos da Criança.
O WCP funciona em muitos ambientes diferentes, em estados frágeis, áreas rurais e cidades grandes. O Desafio do Agente de Mudança foi produzido para permitir que todas as crianças, jovens e professores(as) o utilizem. Se onde você vive a internet é precária, ou as crianças têm menos ou nenhum acesso a dispositivos, há formas de contornar isso, descritas abaixo. Em áreas urbanas e países com amplo acesso à internet, alunos(as) individuais são, naturalmente, mais propensos(as) a ter a capacidade e os dispositivos para fazer o curso de forma independente.
Alunos(as) Individuais
Alunos(as) com acesso a smartphones, tablets ou computadores podem concluir o curso on-line de forma independente. Apresente o curso e responda a quaisquer perguntas antes que eles(as) comecem. Certifique-se de que cada um(a) crie uma conta individual para salvar seu progresso. Esteja preparado(a) para oferecer suporte técnico e esclarecer seções difíceis. Permita que os/as alunos(as) progridam em seu próprio ritmo; não é recomendado tentar concluir o curso inteiro de uma só vez.
Se alguns/algumas alunos(as) tiverem dispositivos, como tablets ou smartphones, em casa podem começar o curso na escola sob sua orientação e, depois, continuá-lo em casa.
Ambientes de Grupos de Estudo ou Sala de Aula
Para grupos menores ou turmas inteiras, pode ser útil dividir os(as) alunos(as) em grupos menores para discussões. Em vez de inserir respostas on-line individualmente, os(as) alunos(as) assistirão ao curso juntos, discutirão em grupos e registrarão suas respostas em papel ou num quadro-negro. Como líder/professor(a), você guiará o grupo por cada etapa, e decidirá quando estão prontos para prosseguir.
Passos a seguir ao trabalhar com grupos
Se estiver trabalhando com um grupo grande, mostrar o curso em um computador ou mesmo em uma tela grande é útil. Sugerimos abaixo que os(as) alunos(as) tomem notas e escrevam respostas e reflexões em papel ou no quadro-negro. Observe que isso é feito principalmente para ajudar os(as) alunos(as) a refletir e formular suas opiniões e pensamentos, talvez alguns/algumas possam ler seções em voz alta na sala de aula ou no grupo. No entanto, você, como líder ou professor(a), não precisa necessariamente coletar suas respostas ou avaliá-las.
História em Áudio
- Ouçam a história juntos.
- Se os(as) alunos(as) tiverem acesso à internet em casa, também podem ouvir a história como “trabalho de casa”, antes de discuti-la em sala de aula no dia seguinte.
- Se desejar, depois de pedir que os(as) alunos(as) reflitam se a história lhes lembra de suas próprias experiências ou de alguém que conhecem, você pode tocar a história em áudio novamente.
Pense nisso – exercício de reflexão:
- Leia cada afirmação em voz alta.
- Dê aos/às alunos(as) alguns segundos para refletir antes de escolher o quanto "concordam" ou "discordam".
- Use o gesto de levantar a mão ou a atividade da "linha de opinião" para aferir suas posições. A Atividade da Linha de Opinião funciona assim:
Seção de Fatos:
- Leia os parágrafos em voz alta, permitindo que os(as) alunos(as) façam perguntas.
- Para grupos menores, considere pedir que os(as) alunos(as) se revezem na leitura em voz alta.
Exercício de Imagem:
- Leia a introdução em voz alta.
- Deixe os(as) alunos(as) refletirem em silêncio.
- Discuta quais situações retratadas se aplicam à sua comunidade. Eles(as) podem compartilhar seus pensamentos verbalmente ou por escrito.
Seção Faça Algo:
- Leia em voz alta ou deixe que os(as) alunos(as) se revezem na leitura.
- Pergunte aos/às alunos(as) quais métodos de mudança eles(as) acham que funcionariam melhor onde vivem e peça que compartilhem quaisquer ideias adicionais para fazer a diferença, verbalmente ou no papel.
Questionário:
- Leia as perguntas e opções em voz alta.
- Após cada pergunta, peça aos/às alunos(as) que sugiram ou escrevam suas respostas.
- Após concluir o questionário, revele as respostas corretas e prossiga para a próxima etapa do curso.
- Você, como líder/professor(a), julgará se todos(as) os(as) alunos(as) agora têm conhecimento suficiente para receber um certificado e se tornarem Embaixadores(as) dos Direitos da Criança.
Certificado de Embaixador(a) dos Direitos da Criança
Após concluir o curso, há maneiras de acessar e baixar os diplomas de Embaixador(a) dos Direitos da Criança pessoais de cada participante. Após concluir o curso, haverá um link para seguir para que você possa inserir os nomes de cada aluno(a) e baixar os diplomas para eles(as).
Treinamento de Professores
Seguindo os passos acima para grupos, o curso também pode ser usado como uma ferramenta de treinamento de professores(as). Todos(as) os(as) professores(as) que passarem pelo treinamento on-line, ou em grupo, receberão certificados de Treinador(a) de Embaixadores(as) dos Direitos da Criança.