Children in Gambia discussing
Grupos de especialistas

Um método baseado na cooperação e apoio entre pares.

Objetivo:

Dar aos participantes a oportunidade de cobrir áreas maiores e mais textos. Ao mesmo tempo, treina-se a apresentação oral e a responsabilidade pessoal, a capacidade de ouvir e absorver informações.

Preparativos:

Criar um cartão de tarefa ou usar o do exemplo. Os participantes devem ter acesso à revista O Globo ou texto equivalente on-line, bem como a oportunidade de fazer anotações. Cada um recebe a responsabilidade de contar algo que leu ou aprendeu para seu grupo de escolha.

Faça assim

  1. Divida a classe em grupos de quatro alunos, que chamamos de “grupos nativos”. Cada grupo terá quatro cartões de tarefas diferentes, e quatro textos para ler, por exemplo, textos da revista O Globo. Todos os alunos leem suas atribuições e textos.
  2. Agora os “grupos de especialistas” são formados com os alunos que tiveram a mesma tarefa e texto. Cada grupo discute a leitura feita e a melhor forma de passar o que aprendeu. Eles se ajudam mutuamente para resumir a essência do texto, de modo que seus amigos no “grupo nativo” possam absorver o conhecimento recém-adquirido.
  3. Os alunos se reúnem em seus “grupos nativos” novamente e se revezam contando sobre sua tarefa e seu texto. Usem lápis e folhas de caderno!

WORLD'S CHILDRENS PRIZE FOUNDATION

Långgatan 13, 647 30, Mariefred, Sweden
Phone: +46-159-129 00 • info@worldschildrensprize.org

© 2020 World’s Children’s Prize Foundation. All rights reserved. WORLD'S CHILDREN'S PRIZE®, the Foundation's logo, WORLD'S CHILDREN'S PRIZE FOR THE RIGHTS OF THE CHILD®, WORLD'S CHILDREN'S PARLIAMENT®, WORLD'S CHILDREN'S OMBUDSMAN®, WORLD'S CHILDREN'S PRESS CONFERENCE® and YOU ME EQUAL RIGHTS are service marks of the Foundation.

 
x
x
x